sexta-feira, 30 de agosto de 2024

EMILINHA: Homenageada no Programa Sem Censura da TV Brasil

Nesta sexta-feira, 30/8 de 2024, nosso #SemCensura será inesquecível! Cissa Guimarães retorna em um Especial que homenageará as eternas Rainhas do Rádio, Emilinha Borba e Marlene. 

O programa terá a presença de Déa Lucia, que vem soltar a voz e falar sobre sua inspiração nas cantoras do rádio e sua participação no musical “A rainha do Rádio Emilinha”. Não perca! 💙📻✨

O ‘Sem Censura’ é exibido a partir das 16h, na TV Brasil, no canal da TV Brasil no YouTube e no app TV Brasil Play 📲 - Canal no YouTube: https://www.youtube.com/@tvbrasil


quinta-feira, 29 de agosto de 2024

OVNI: Bola de fogo atravessou Portugal

Uma bola de fogo atravessou Portugal e a Espanha a 89 mil km/h no dia 21 de janeiro de 2024. Que fenómeno é este?

O fenómeno aconteceu às 20:03 e foi em Elvas onde se viu melhor. Seriam restos de cometas que se desintegram? O que acontece quando a Terra passa nessas zonas do espaço?

A bola de fogo apresentou várias explosões que provocaram aumentos da sua luminosidade ao longo da sua trajetória e que, devido à forte fricção, acabou por fragmentar-se. A bola foi registada pelos detetores SMART a partir das estações espanholas situadas em Huelva, La Hita, Calar Alto, Sierra Nevada, La Sagra, Sevilha e El Aljarafe.

O investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, Pedro Machado, disse à SIC Notícias que se tratavam de "restos de cometas que se desintegram", o que acontece "quando a Terra passa em zonas do espaço onde estão estes restos de cometas que se desintegram".

"Os que são maiores, como entram na atmosfera da Terra, desintegram-se e fazem uma bola de fogo", explicou o astrofísico, que diz que todos os dias caem cerca de duas toneladas de resquícios de pedaços de asteroides ou de poeira, geralmente "muito pequeninos".

No entanto, o fenómeno avistado no domingo acontece geralmente em janeiro ou em agosto. Na semana passada, também visto na Alemanha.

Fonte: https://www.dn.pt/870964404/bola-de-fogo-atravessou-portugal-a-89-mil-kmh-no-domingo-que-fenomeno-e-este/

Post no Twitter: https://twitter.com/JShadab1/status/1749535569292497380

ARQUEOLOGIA: Navio-bomba do Mar Vermelho começa a ser desativado

Após oito anos de apreensões e angústias, a bomba-relógio em forma de um decrépito navio abarrotado de petróleo ancorado na costa do Iêmen, no Mar Vermelho será desativada.

A bomba ameaçava vazar ou explodir a qualquer momento, o que causaria um desastre ambiental sem precedentes nos mares do planeta, começou, finalmente, a ser desativada — embora o risco persista.

Esta semana, chegou à região do porto de Hodeida, no litoral do Iemên, um grande navio petroleiro vazio, comprado pela ONU, para uma missão tão improvável quanto inédita: retirar todo o petróleo que abarrota os 34 tanques do decadente ex-petroleiro FSO Safer, ali parado há 47 anos, e que, em 2015, foi sequestrado por rebeldes da etnia hutis, que lutam contra o governo do Iêmen, e assumir o seu lugar.

Saiba mais em: https://newlink.newsuol.com.br/cl/PQGO5/Qkh/8a5f/Kh7MbfZmiyx/BKWY/PyP5H7jvPWY/1/

sábado, 24 de agosto de 2024

REVISTA: Matéria com o fotógrafo Volnei Malaquias

Recentemente, escrevi uma matéria para a Revista Prommotion, aqui de Portugal, falando sobre o trabalho incrível do fotógrafo e artista Volnei Malaquias. Confira a reportagem abaixo:



Retranca: Artes

Artes Plásticas

A Prommotion Magazine é incansável e está sempre em busca de cultura, interação e conexões que nos ensinam a olhar o mundo com o coração e é por isso que nesta edição deixamos um espaço especial para as artes plásticas.

Com uma interação com o mundo conhecemos uma exposição que nos inspirou, "O Despertar do Caos" do artista plástico Volnei Malaquias e para nos contar sobre esse trabalho contamos com a colaboração do Jornalista e Cineasta Stevan Lekitsch.

Fotos: Fabiano Cafure @fabianocafure

Do Concreto ao Abstrato, Literalmente!

por Stevan Lekitsch

"O essencial é invisível para os olhos", já dizia Saint-Exupéry, o reverenciado autor do Pequeno Príncipe. E Volnei leva essa premissa ao pé da letra. O que os nossos olhos, de meros mortais e não-artistas, não enxergam, Volnei capta com olhos e a mente da arte, da cor, do subjetivo e da intensidade. 

Seus quadros, de pura abstração, remetem a galáxias, águas profundas, rios de lava, paisagens rochosas, ou, simplesmente, a uma explosão de texturas e pigmentos. Mas, na verdade, guardam uma origem muito mais surpreendente: são paredes descascadas, frestas de construção, passadeiras (faixas de pedestres), e outros tipos de intervenções urbanas das mais banais, espalhadas pelos cantos e becos de Lisboa. E que ele lê e traduz em quadros.

E seu olhar é tão transversal, que consegue captar e projetar estados mentais de si próprio, desta vez, comuns a nós mortais. E é isso que "O Despertar do Caos" nos apresenta: uma sequência, quase cronológica, de momentos psicológicos que vão do caos à depressão, do fundo do poço ao renascimento, e, finalmente, ao bem-estar de um cérebro que soube se fechar, se refazer e se reinventar. E assim também o faz com sua arte. 

Suas crises, existenciais ou nem tanto, refletem-se numa profusão de texturas, de relevos, ora minuciosos, ora grotescos, assim como num regurgitar de cores, ora frias, ora cinzentas, ora obscuras, ora quentes e vibrantes, como que se espelhassem as fazes do nosso dia a dia, da nossa urbe, do nosso ser, da nossa vida.

Saber olhar para o concreto e ver a abstração, e ainda associada a um contexto psíquico, desconheço quem tenha feito isso antes. Os grandes abstratos usavam a tinta e o pincel. Ou o carvão e o papel. Volnei usa o olho, a lente e o urbano. A cidade em si. Tão caótica quanto sua arte e sua mente. Tão incompreendida quanto a psique humana. E tão real quanto os nossos fantasmas e tormentos, comuns a todos n[os, os humanos. Viva a arte!

escravodacultura.blogspot.com

As obras do artista Volnei Malaquias encontram-se disponíveis na galeria Barros&Bernard. (exposição já encerrada).



(Rua de Borges Carneiro, 52, Lisboa)

Revista Prommotions - Edição 11 - 2024 - Páginas 60 e 61. 

sábado, 17 de agosto de 2024

SILVIO SANTOS: o maior ícone da TV Brasileira, e porque não dizer, do MUNDO!

Silvio Santos se foi hoje, para outro plano. 

Todos estão falando que é o maior COMUNICADOR do Brasil. Mas, eu que já assisti a TV de vários países, e agora com os canais a cabo, mais ainda, posso afirmar: ele não é só o maior comunicador do Brasil, ele é um dos MAIORES COMUNICADORES do MUNDO!

Não houve e não haverá outro. 

Infelizmente, apesar de ter trabalhado no SBT por um certo período da minha adolescência, não tive a oportunidade de conhecê-lo pessoalmente. Trabalhei como figurante no SBT por certo tempo, nos programas Topa Tudo Por Dinheiro (1991-2001) e na novela Brasileiros e Brasileiras (1990-1991),

Mas, além de ter visto por dentro, nunca mais esquecerei os Domingos em que ia visitar a minha bisavó na Vila Mariana, em São Paulo (SP), éramos "obrigados" a assistir durante todo o Domingo o Programa Silvio Santos. 

"Qual é a Música" (1976 até hoje), com o inesquecível Pablo, um dos primeiros homens a aparecer maquiado na TV Brasileira, que dublava músicas masculinas e femininas; "Show de Calouros" (1977-1996), com os impagáveis jurados como Araci de Almeida, Pedro de Lara, Elke Maravilha, e um dos primeiros programas de TV a trazer travestis para a tela de TV (fato que pouca gente lembra); o inesquecível "Show do Milhão" (1999-2009), que daria origem a outros programas similares de perguntas e respostas com prêmios milionários, além de trazer informação e Cultura; o "Roletrando", que ensinava o país a soletrar e a ter vocabulário, a "Casa dos Artistas" que furou o olho da Globo antes dela lançar o Big Brother... são tantos programas geniais, que nem dá pra lembrar...

"Domingo no Parque" com os famosos tênis Montreal, e o cenário imitando um Parque de Diversões; as pegadinhas do "Topa Tudo Por Dinheiro", que são referências de comédia até o dia de hoje, pegadinhas essas que cheguei a participar; e muito mais. 

Muito antes de se discutir questões de gênero ou misoginia, ele só levava mulheres ao seu auditório.

Foram 60 anos da TV brasileira, e eu com 51 anos, já nasci vendo o Silvio Santos na tela. 

Tive o prazer de assistir a sensacional exposição "Silvio Santos" realizada no MIS (Museu da Imagem e do Som) em São Paulo, em 2017, que mostrava toda a trajetória e os cenários dos programas que foram sucesso nessas décadas. (https://mis-sp.org.br/exposicao/silvio-santos-vem-ai/)

Realmente é um legado que ele deixa eterno. Tudo o que se vê HOJE, até mesmo na internet, no Youtube, no TikTok, tem um pouco de Silvio Santos. Ele foi o GRANDE MESTRE da Comunicação!

Agora é o céu que canta: Silvio Santos vem aí...












segunda-feira, 5 de agosto de 2024

VAI REBECA! Texto de Milly Lacombe.

TEXTO DE MILLY LACOMBE.

A maior atleta olímpica brasileira de todos os tempos é uma mulher negra.

E isso importa.

Representatividade importa.

Importa que Rebeca tenha superado dois homens brancos, que faziam um esporte de elite, a vela, com cinco medalhas. Agora ela tem seis.

Importa que ela seja periférica.

Importa porque, isso avisa pra gente que, com um pouquinho de investimento a gente conquista universos! Imagina com um monte de investimento!

Importa o Bolsa Atleta!

Importa que o Estado ofereça o esporte como direito básico universal!

Importa o esporte em todos os lugares do Brasil!

Importa que a gente veja a nossa bandeira acima de duas bandeiras de um país imperialista como é os Estados Unidos!

Importa que a Rebeca tenha cantado o hino com orgulho!

O hino de um país que mata o povo negro diariamente no ritmo de uma guerra!

Importa que a gente pense a respeito de todas essas coisas numa conquista tão impossível como essa da Rebeca!

Ela ficou acima da Simone Biles!

E, quando ela (Rebeca) ganhou em Tóquio, disseram que ela só ganhou o ouro porque a Simone não estava lá!

Importa que ela tenha ganho da melhor atleta de todos os tempos: a Simone Biles.

Importa tudo isso gente!

Para que a gente se constitua como nação!

Viva o Bolsa Atleta!

Viva o Brasil das periferias

Viva as mães pretas porque, sem elas, não haveria Rebeca, e não haveria Brasil!

Viva a cultura das frestas!

Viva esse Brasil que representa a gente tão maravilhosamente bem, mesmo sendo oprimido em doses tão colossais!

VAI REBECA!

Ouça e veja em: https://www.instagram.com/p/C-TAyajxhgW/


sexta-feira, 2 de agosto de 2024

ASTROLOGIA: Colunista no site de Eunice Ferrari


Há poucos meses fui convidado pela minha amiga e Astróloga Eunice Ferrari para ter uma coluna no site dela, com mais de 100 mil acessos por mês. Com muita alegria aceitei o convite e comecei a escrever os textos para a aba Entretenimento, na seção Blog do site de Eunice. Confira lá minhas 2 primeiras colunas!

Ninguém em Portugal é de Áries? https://euniceferrari.com.br/ninguem-em-portugal-nasce-no-signo-de-aries-gemeos-cancer-ou-libra/

Famosos de Leão: https://euniceferrari.com.br/brilham-como-o-sol-os-leoninos-famosos/


TREMEMBÉ: A Hollywood dos Criminosos Brasileiros

Assisti numa sentada só a nova série "Tremembé" do Prime Vídeo. E adorei! Primeiro porque conheço Tremembé (SP) , a cidade, não o...