São os nascidos muito antes de a internet virar rotina, mas já adaptados ao ambiente digital e com estabilidade financeira para consumir.
Estamos falando dos integrantes da economia prateada — pessoas acima de 50 anos. É um público com potencial de consumo bilionário, mas que vem desafiando marcas e varejistas com comportamentos diferente de tudo o que elas já viram.
Afinal, quais são as principais características desse grupo? E como é possível se comunicar e conquistar os clientes dessa geração? O LinkedIn Notícias foi atrás de profissionais para responder essas questões.
A economia prateada e a falta de marcas
"Uma miopia mercadológica". É assim que a pesquisadora e empreendedora Layla Vallias define o estágio atual das marcas brasileiras quando se trata do relacionamento com consumidores acima de 50 anos. "A maioria ainda não entende esse assunto. As marcas ouvem falar, mas não aprofundam no conhecimento", diz Vallias, que é cofundadora da Data8, instituto pioneiro em economia da longevidade no Brasil.
Essa falta de entendimento é sentida pelos consumidores. Quatro em cada dez integrantes da economia prateada reclamam da ausência de produtos e serviços adequados para suas necessidades, segundo o Data8. Isso em um público que movimenta R$ 2 trilhões ao ano no Brasil.
Quando tentam dialogar com esse consumidor, muitas empresas ainda pensam e desenvolvem produtos com base em um estereótipo: o de uma pessoa aposentada, frágil e preocupada com questões de saúde. Especialistas alertam que é preciso ir muito além disso.
"A expectativa de vida mudou muito nas últimas décadas e estamos vivendo um período de transição, no qual ainda se tenta entender quem são os brasileiros que estão vivendo seus 60, 70 e 80 anos. O que não dá mais é para fazer uma associação de terceira idade com declínio, isso não é verdade", defende Vallias.
Para se comunicar com esse público, marcas precisam evitar tanto esteriótipos quanto rótulos como "terceira idade" ou "melhor idade". Mais do que produtos e serviços "exclusivos", esse público demanda propostas "inclusivas".
Saiba mais em: https://www.linkedin.com/pulse/mercados-bilion%C3%A1rios-como-gera%C3%A7%C3%A3o-z-e-economia-prateada/
Texto de: Letícia Toledo - https://www.linkedin.com/in/leticiaotoledo/

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