terça-feira, 9 de agosto de 2022

Coadjuvantes ofuscam protagonistas de Pantanal

 Novela Pantanal

Assistindo a novela Pantanal, um efeito às vezes raro acontece: seus coadjuvantes estão ofuscando completamente os protagonistas da novela. Isso vale para Filó (Dira Paes), Zéfa (Paula Barbosa), Tadeu (José Loreto), Trindade (Gabriel Sater), Maria Bruaca (Isabel Teixeira), e por aí vai. Até o belo e interessante Levi (Leandro Lima) foi retirado da novela precocemente, pois estava crescendo bem no papel.

A falta de química e de entrega de Jove (Jesuíta Barbosa) e Juma (Alanis Guillen), que está anos-luz de uma Cristiana Oliveira, é latente. Juntam-se Zé Leôncio (Marcos Palmeira), que nunca foi convincente pro meu gosto, um Tenório (Murilo Benício) deslocado como vilão, um Irandhir Santos como José Lucas sem uma linha histórica, e personagens apagados com bons atores, como Camila Morgado e Selma Egrei. Osmar Prado se esforça para tornar o Velho do Rio interessante, mas a correnteza contrária está difícil.

Os destaques passaram aos coadjuvantes com personagens bem construídos, com reviravoltas interessantes, e com histórias mais apimentadas do que os insossos protagonistas que parecem só ter a função de unir os demais num mesmo núcleo, numa mesma casa. Aliás, o núcleo dos peões ficou muito mais interessante do que o dos patrões. 

O peão descontente com o pai de Tadeu (José Loreto) tem se destacado pela intensidade. Gabriel Sater como o peão Trindade também foi uma grata surpresa, com o seu "pacto" com o diabo. Isabel Teixeira, com uma química boa com o peão Alcides de Juliano Cazarré na época em que traía o marido, rendeu cenas divertidas, que tirou seu personagem do ostracismo. A atriz Julia Dalavia no papel de Guta está tentando dar algum peso ao personagem, mas está difícil de evoluir sem acontecimentos interessantes. Incesto nunca foi um tema bem aceito pelo público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TREMEMBÉ: A Hollywood dos Criminosos Brasileiros

Assisti numa sentada só a nova série "Tremembé" do Prime Vídeo. E adorei! Primeiro porque conheço Tremembé (SP) , a cidade, não o...