segunda-feira, 13 de maio de 2024

Turismo Regenerativo: o que é?

Já ouviu falar de Turismo Regenerativo? É uma pequena cidade histórica no interior do Japão que faz refletir sobre como as nossas escolhas impactam o Turismo.

É impressionante encontrar pessoas realizando um trabalho lindo com um olhar mais amadurecido sobre como (re)pensar o Turismo.

Kumagawa-juku apresenta uma iniciativa que usou a arquitetura como ferramenta de transformação para implementar uma célula regenerativa de Turismo na cidade.

Casas reformadas, revitalização das ruas, envolvimento da comunidade, compromisso com a manutenção cultural e promoção da gastronomia local com insumos sazonais e regionais.

A abordagem regenerativa é uma resposta diante da percepção da necessidade de mudanças que minimizem o impacto negativo do Turismo. 

Dedicar mais tempo aos destinos, cultivar conexões com os locais e buscar por iniciativas mais responsáveis podem proporcionar lindos momentos de transformação.

Tem artigo completo no @archtrends contando como foi essa visita e encorajando você também a fazê-la! O link está no próprio reels, na bio e no site do archtrends.

E aí, gostaria de visitar o Japão? Que lugares você gostaria de conhecer?

Conhece alguma iniciativa de Turismo Regenerativo?

Compartilhe com quem você gostaria de visitar o Japão.

Salve nos seus favoritos para sempre ter à mão.

Fonte: https://www.instagram.com/alexandredisaro/


quarta-feira, 1 de maio de 2024

Franz Kafka e a boneca

Aos 40 anos, Franz Kafka (1883-1924) que nunca se casou e não tinha filhos, passeava pelo parque de Berlim quando conheceu uma jovem que chorava porque tinha perdido sua boneca favorita. Ela e Kafka procuraram a boneca sem sucesso.

Kafka disse-lhe para se encontrar lá no dia seguinte e eles voltariam atrás dela.

No dia seguinte, quando ainda não encontraram a boneca, Kafka deu à garota uma carta " escrita " pela boneca que dizia: " Por favor, não chores. Fiz uma viagem para ver o mundo. Vou te escrever sobre as minhas aventuras."

Então começou uma história que continuou até o fim da vida de Kafka.

Durante os encontros, Kafka leu as cartas da boneca cuidadosamente escritas com aventuras e conversas que a garota achava adoráveis.

Finalmente, Kafka trouxe-lhe a boneca (comprou uma) que tinha voltado a Berlim.

"não se parece nada com a minha boneca", disse a garota.

Kafka entregou-lhe outra carta em que a boneca escrevia: "minhas viagens, mudaram-me." a garota abraçou a nova boneca e trouxe-a toda feliz para casa.

Um ano depois, Kafka morreu.

Muitos anos depois, a garota adulta encontrou uma cartinha dentro da boneca. Na pequena carta assinada por Kafka, dizia:

"tudo o que você ama provavelmente será perdido, mas no final o amor voltará de outra forma."

(autor desconhecido)

Faz-me lembrar o filme "O Fabuloso Destino de Amélie Poulan" com a história do gnomo de jardim...

Imagem: internet.

TREMEMBÉ: A Hollywood dos Criminosos Brasileiros

Assisti numa sentada só a nova série "Tremembé" do Prime Vídeo. E adorei! Primeiro porque conheço Tremembé (SP) , a cidade, não o...