segunda-feira, 31 de outubro de 2022

Dia Nacional da Poesia: 31 de outubro

 

Dia Nacional da Poesia: 31 de outubro

O Dia Nacional da Poesia é comemorado oficialmente em 31 de outubro no Brasil.

A data foi criada em 2015, em homenagem ao poeta Carlos Drummond de Andrade, que nasceu no dia 31 de outubro de 1902, e é um dos principais nomes da literatura brasileira.

Pertenceu à segunda geração do modernismo no Brasil. Sua poesia reflete temas do cotidiano, como a vida urbana, o amor, a solidão, as relações humanas e outros assuntos que se mantém atuais.

Drummond era mineiro e faleceu em 1987, com 84 anos. No Meio do Caminho é um dos seus poemas mais conhecidos.


No meio do caminho tinha uma pedra

tinha uma pedra no meio do caminho

tinha uma pedra

no meio do caminho tinha uma pedra.


Nunca me esquecerei desse acontecimento

na vida de minhas retinas tão fatigadas.

Nunca me esquecerei que no meio do caminho

tinha uma pedra

tinha uma pedra no meio do caminho

no meio do caminho tinha uma pedra.


O Dia Nacional da Poesia foi oficializado através da Lei nº 13.131, de 3 de junho de 2015, por sugestão do senador Álvaro Dias do PSDB do Paraná.

Atividades para o Dia Nacional da Poesia

Além de homenagear o poeta Carlos Drummond de Andrade, o Dia Nacional da Poesia presta uma homenagem a todos os poetas, lembrando da riqueza e importância cultural que a arte poética representa.

Esta data normalmente é celebrada em bibliotecas, escolas e diversos outros espaços culturais, em eventos onde a declamação de poemas é privilegiada.

Então, para o Dia Nacional da Poesia, nada melhor do que libertar a criatividade e escrever muitas poesias para seus amigos e familiares.

Outra sugestão de atividade para o Dia da Poesia é fazer um sarau com as poesias e poemas favoritos de seus amigos. Faça uma festa, reúna todo mundo e convide para que cada pessoa recite as suas obras preferidas.

Dia do Saci: 31 de Outubro

Dia do Saci: 31 de Outubro

O Dia do Saci é comemorado anualmente em 31 de outubro.

A data homenageia o Saci-Pererê, figura mitológica do imaginário folclórico brasileiro.

O Dia do Saci foi criado com o intuito de ajudar a valorizar o folclore nacional, em vez do Dia das Bruxas (Halloween), que é celebrado no mesmo dia, e nada tem a ver com a cultura brasileira.

Origem do Dia do Saci

Com o objetivo de fazer resistência à cultura norte-americana, a Comissão de Educação e Cultura elaborou o Projeto de Lei Federal nº 2.479, de 2013, que institui o 31 de Outubro como sendo o Dia do Saci.

No entanto, a Lei nº 11.669, de 13 de Janeiro de 2004, já oficializava o dia 31 de Outubro como Dia do Saci no estado de São Paulo.

Várias outras cidades também já decretaram leis que oficializam a data, com o mesmo intuito de reforçar a cultura e folclore nacional.

Atividades para o Dia do Saci

Em vez de sair pelas ruas fantasiado com as roupas típicas do Halloween norte-americano, no Dia do Saci as pessoas podem optar por fantasias que caracterizem os seres sobrenaturais do folclore brasileiro. São exemplos: o Saci-Pererê, a Matinta Pereira, o Curupira, a Caipora, entre outros.

Entre algumas das atividades interessantes para partilhar com as crianças no Dia do Saci, destaca-se:

  • Contar histórias sobre as lendas nacionais;
  • Fazer uma peça de teatro com o Saci-Pererê como personagem principal;
  • Fazer desenhos do Saci e das demais figuras mitológicas da cultura brasileira;
  • Recriar a lenda do Saci-Pererê, incentivando a criatividade das crianças.

A Lenda do Saci-Pererê

Há quem diga que a lenda do Saci surgiu no sul do Brasil, em meados do século XVII. Lá havia histórias populares que narravam as travessuras de um pequeno índio de rabo, que assustava os animais e destruía plantações.

Porém, quando a lenda chegou ao norte do país, as características do personagem mudaram. Passou a ser negro, usar um gorro vermelho e a fumar um cachimbo (por influência da cultura africana na região). A lenda também descreve o Saci como tendo apenas uma perna, pois a outra teria perdido em uma luta de capoeira.

A lenda do Saci-Pererê é transmitida ainda hoje de geração em geração nas comunidades rurais do Brasil, principalmente.

O mito ficou conhecido graças aos livros de Monteiro Lobato, com destaque para "O Sítio do Pica-Pau Amarelo", que teve sua adaptação para a TV e tornou as histórias do Saci conhecidas em todos os cantos do Brasil.


 

sábado, 29 de outubro de 2022

Dia Nacional do Livro: 29 de outubro


O Dia Nacional do Livro é comemorado anualmente em 29 de outubro.

A data celebra uma das invenções mais enriquecedoras do ser humano: o livro! Ele pode ser uma fonte inesgotável de conhecimento, transportando os leitores para os lugares mais espetaculares da imaginação humana, além de informar e ajudar a diversificar o vocabulário das pessoas.

Os livros surgiram há centenas de anos e, desde então, continuam maravilhando as gerações com contos fantásticos e registrando os principais acontecimentos da história da humanidade.

E nesse dia, convido-o a conhecer os meus:

https://www.amazon.com.br/Stevan-Lekitsch/e/B0BHL8BY7X/

quinta-feira, 27 de outubro de 2022

Estreia o musical "As Rainhas do Rádio" em Dois Vizinhos (PR)

Estreia o musical "As Rainhas do Rádio" em Dois Vizinhos (PR)

Estreia na quinta-feira (27) e segue até sábado (29) o musical “As Rainhas do Rádio”, promovido pela Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, através do Departamento de Cultura, que será apresentado sempre às 20 horas no Centro Cultural Arte e Vida.

O espetáculo vai apresentar a história das cantoras que marcaram a música brasileira nas décadas de 30, 40 e 50, por meio do concurso Rainha do Rádio, realizado na Rádio Nacional.

O rádio, principal meio de comunicação na década de 30, criou os primeiros ídolos da música no país. Os artistas ligados a esse meio de comunicação passaram a influenciar costumes e comportamento em seu público. Com a criação do Concurso "Rainha do Rádio" em 1937, surge um cenário propício para o lançamento de novas cantoras, que por sua vez movimentaram uma indústria cultural ainda em nascimento (discos, revistas, jornais, comerciais, etc).

O espetáculo tem direção musical de Jades Henrique e direção cênica de Gilvana Schmoeller, e apresentará ao público o repertório eternizado nas vozes dessas cantoras eleitas nos concursos, especialmente das cantoras Linda Batista, Marlene, Dalva de Oliveira, Angela Maria e Emilinha Borba.

Fonte: Portal Educadora com assessoria

Saiba mais em: https://educadoradv.com.br/noticia/16730

Assista entrevista no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=-oxuvo_qb1U

27 de outubro: DIA MUNDIAL DO PATRIMÔNIO AUDIOVISUAL

 

Hoje, 27 de outubro, é o DIA MUNDIAL DO PATRIMÔNIO AUDIOVISUAL. Ele foi escolhido pela UNESCO a 27 de outubro de 1980 na Assembleia Geral de Belgrado. A entidade adotou a Recomendação para a Salvaguarda e a Conservação das Imagens em Movimento, para aumentar a conscientização sobre a importância e os riscos de preservação dos documentos sonoros e audiovisuais, e para a necessidade urgente de os proteger.

Os documentos audiovisuais como filmes, programas de rádio e televisão, e gravações de áudio e vídeo, são patrimônio de todos, identificativos de uma cultura, e contêm informação chave dos séculos XIX, XX e XXI, que formam parte da história do homem.

Para celebrar a data várias instituições organizam debates sobre a conservação e a valorização do cinema e do audiovisual, assim como são exibidos grandes filmes da história do cinema.

A UNESCO encoraja os arquivos audiovisuais de todo o mundo para se juntarem à celebração, apresentando as suas valiosas coleções, como parte de um esforço internacional para promover o valor do património audiovisual.

Texto: Stevan Lekitsch

terça-feira, 18 de outubro de 2022

Emilinha Borba no site ArteFeed

Emilinha Borba no site ArteFeed

Queremos agradecer ao site ArteFeed e a jornalista Sonia Cooper pela publicação da matéria sobre o nosso livro. Obrigado pelo apoio!

Saiba mais em: https://artefeed.com.br/musica

segunda-feira, 17 de outubro de 2022

Dia da Música Popular Brasileira - 17 de Outubro

Dia da Música Popular Brasileira - 17 de Outubro

O Dia da Música Popular Brasileira é comemorado anualmente em 17 de outubro.

Também conhecido como o Dia Nacional da MPB, esta data celebra e homenageia o nascimento da primeira compositora oficial da Música Popular Brasileira: Chiquinha Gonzaga, que nasceu em 17 de outubro de 1847, no Rio de Janeiro.

O Dia da MPB foi criado a partir do Decreto de Lei nº 12.624, de 9 de maio de 2012, outorgado pela presidente Dilma Rousseff.

Chiquinha Gonzaga compôs diversas canções que fazem muito sucesso até os dias de hoje, além de ter servido de inspiração para outros grandes nomes da MPB, como Elis Regina, Chico Buarque, Caetano Veloso e etc.

Também ficou imortalizada como a fundadora da Sociedade Brasileira de Autores Teatrais.

Origem da Música Popular Brasileira

A MPB surgiu a partir da influência de vários gêneros musicais, desde os típicos da Europa, até os africanos e indígenas.

As suas raízes estão ainda durante o período colonial, no entanto, somente a partir dos séculos XVIII e XIX a MPB começa a se formatar nas grandes cidades.

No começo do século XX surge o samba e a MPB se consolida como é conhecida nos dias de hoje.

Fonte: https://www.calendarr.com/brasil/dia-da-musica-popular-brasileira/

sexta-feira, 14 de outubro de 2022

Meus livros na Amazon

 

Livros de Stevan Lekitsch na Amazon
Livros de Stevan Lekitsch na Amazon

Meus 5 livros já publicados, e em breve terão mais, já estão disponíveis na Amazon! A maioria está nos dois formatos: digital e em papel! E os que são via Kindle, não é preciso mais ter o aparelho! Você pode usar o formato Kindle no computador (baixando o aplicativo) e até no celular comum!

sexta-feira, 7 de outubro de 2022

MIS RJ, Rádio Nacional e MEC fazem pacto por acervos

O presidente do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, Cesar Miranda Ribeiro, e a diretora técnica operacional, Ana Carolina Maciel Vieira, visitaram no dia 5/10, a Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

Recebidos pelo gerente da Rádio MEC, Thiago Regotto e a gerente de Acervo de TV e Rádio, Maria Carnevale, conheceram as dependências da empresa pública federal, como os estúdios de rádio e TV, a discoteca com o mobiliário original da Rádio MEC, áreas de guarda de acervo, além do auditório da Rádio Nacional, que está sendo recriado para oferecer ao público um espaço de memória viva e afetiva da emissora líder de audiência nas décadas de 30 e 40.

Na pauta do encontro, o alinhamento das duas importantes instituições para a elaboração de planos de trabalho, com o objetivo de preservar, pesquisar e difundir os acervos do MIS RJ e das Rádios Nacional e MEC, através de um Termo de Cooperação Técnica.

Saiba mais em: 
https://www.instagram.com/p/Cja_6iBp-ly/?igshid=MDE2OWE1N2Q%3D

terça-feira, 4 de outubro de 2022

Morte de Emilinha Borba - 3 de Outubro de 2005

Morte de Emilinha Borba - 3 de Outubro de 2005

Em fevereiro de 2004, Emilinha foi hospitalizada após cair da cama e fraturar o braço direito.

Em junho de 2005, ela esteve internada após cair de uma escada e sofrer traumatismo craniano e hemorragia intracerebral.

Morreu na tarde do dia 3 de outubro de 2005 (há exatos 17 anos) de infarto fulminante, enquanto almoçava em seu apartamento no bairro de Copacabana, no Rio de Janeiro, aos 82 anos.

Seu corpo foi velado durante toda a noite e pela manhã, por amigos, familiares e fãs, na Câmara dos Vereadores no Rio de Janeiro e sepultado no Cemitério do Caju.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Emilinha_Borba

TREMEMBÉ: A Hollywood dos Criminosos Brasileiros

Assisti numa sentada só a nova série "Tremembé" do Prime Vídeo. E adorei! Primeiro porque conheço Tremembé (SP) , a cidade, não o...